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terça-feira, 12 de novembro de 2013

BMW R nineT - a essência dos 90 anos de emoção da BMW Motorrad.

Por Waldyr Costa
Todas as imagens são de divulgação da BMW Motorrad. 
Clique nas imagens para ampliá-las.


A BMW R nineT, que foi criada para comemorar os 90 anos da BMW Motorrad, irradia purismo e poder de forma indisfarçável. Ela combina muito bem o caráter do robusto do motor boxer e os traços dos desenhos de várias eras do motociclismo BMW com tecnologia de ponta e um conceito modular que oferece a máxima perpectiva de personalização da motocicleta. Reduzida ao que é estritamente essencial, a BMW R nineT - ou apenas nineT (lê-se "náin-ti" ou 90 em inglês) para simplificar - é ainda mais atraente pela aparência de que foi feita-à-mão e tem um forte apelo emocional.




A clássica roadster é construída para atender aos muitos entusiastas da pilotagem por prazer, livre de qualquer pressa. Quando foi pensado em se desenvolver o projeto da nineT, termos como "simplicidade purista", "emoção" e "autenticidade nos materiais clássicos" também estavam no topo da lista de prioridades. Sugestões de estilo da velha-guarda na fabricação da moto se uniram aos componentes atuais de ciclística para produzir uma moto sensacional para os amantes dos passeios pelas estradas do país.


Empurrada pelo clássico boxer BMW.

Como na primeira motocicleta BMW nos idos de 1923 - a lendária BMW R 32 - a nova BMW R nineT é impulsionada pelo clássico motor boxer de dois cilindros opostos horizontais, com a sua aceleração forte desde os primeiros giros. Este tipo de arquitetura de motor tem sido sinônimo de design inconfundível, entrega de torque abundante e de um som inimitável, ​​por 90 anos. A nineT utiliza um motor boxer de 1170cc refrigerado a ar e óleo. Ele produz 110cv a 7.750rpm e tem um torque máximo de máximo de 11,9kgfm a 6.000rpm.


Nascida para ser personalizada.

A nineT junta os genes de 90 anos de BMW Motorrad e seu conceito único nasceu para fazer a felicidade os fãns de customização. Durante cada etapa do desenvolvimento desta roadster purista, o foco ficou muito voltado em permitir ao proprietário personalizá-la às sua preferência. As opções de modificações variam desde acessórios genuínos da BMW a peças de lojas especializadas em customização, tornando possível a criação de uma máquina verdadeiramente única.


A grande capacidade de personalização oferecido pela nineT é devido, em grande parte, ao conceito especial de seu quadro. O quadro tubular de aço, que foi especialmente desenvolvido para a nineT, incorpora o motor boxer como um elemento de suporte de carga. A construção básica do quadro integra na seção frontal a caixa de direção e na traseira o braço oscilante.


O sub quadro sob o banco do garupa é removível e permite a nineT transportar um passageiro ou ser configurada para apenas o piloto sozinho, quando se torna uma máquina verdadeiramente elegante. Juntamente com a capa de alumínio para o banco traseiro, disponível como um acessório especial, ela deixa a nineT com um aspecto individual marcante, que é uma reminiscência das primeiras café racers.


Escapamento do lado esquerdo, com silenciadores duplos e opções de personalização.

O sistema de escape segue por baixo da moto e termina do lado esquerdo, com dois silenciadores colocados um sobre o outro. Está em plena sintonia com o conceito de uma clássica roadster esportiva. Há espaço para personalização ali também, uma cortesia da gama de acessórios originais BMW. Agregando um verdadeiro toque de requinte técnico à nineT, por exemplo, é a ponteira de escape Akrapovic, feita de titânio. Ao instalar o tubo de escape complementar de ligação, curto ou longo, para o silenciador, pode-se montá-lo numa posição mais baixa ou elevada, alterando radicalmente a aparência e a personalidade da nineT.


Chassis de desenho tradicional combinado com tecnologia de alta performance.

O sistema de suspensão Telelever, geralmente montada nos modelos boxer da BMW, foi substituído, na BMW R nineT, pelo mesmo um garfo telescópico invertido que equipa a super-esportiva S 1000 RR, resultando em uma aparência distintamente clássica combinada com tecnologia de ponta. A suspensão traseira usa o tradicional sistema Paralever, que emprega um monobraço oscilante do lado direito, em conjunto com um amortecedor central.


Na parte inferior traseira do quadro estão disponibilizados três pontos de fixação que podem ser utilizados, por exemplo, para fixar um suporte de placa lateralmente. Além do mais, o monobraço oscilante traseiro da nineT é projetado para que uma roda de 17 polegadas, com uma largura de 6 polegadas, também possa ser utilizada, em vez da roda 5.5 polegadas de largura que vem de fábrica, mas deve ser submetido à homologação em alguns países.


Idealizada para ser uma roadster para todos os tipos de estrada, a NineT segue os modelos das marcas de pneus do passado, utilizando rodas raiadas em aros de liga de alumínio anodizado preto, cubos de alumínio preto e raios de aço inoxidável. Pinças de freio radiais com 4 pistões, contrapostos 2x2, trabalham em conjunto com discos de freio flutuantes de 320 milímetros com ABS, oferecendo grande poder de frenagem.




Desenho minimalista e aparência artesanal.

Um dos principais objetivos do design foi construir uma moto com o menor volume possível para dar um ar mais purista à motocicleta. A atenção aos detalhes que foi consistentemente infundido no trabalho dos projetistas e engenheiros da nineT, e se torna um atributo que brilha em cada centímetro da moto.



O tanque de combustível de 17 litros é feito em alumínio escovado à mão, para então receber uma camada de revestimento protetor. A carenagem de alumínio que cobre a tomada de ar do lado direito do tanque da moto, com a inscrição nineT em relevo, acrescenta ainda mais sensação de construção artesanal.


A superfície de muitas peças de alumínio forjado, incluindo a mesa, o guidon e seu suporte com a inscrição BMW Motorrad, são jateadas com esferas de vidro  e recebem acabamento anodizado natural. O farol redondo com o emblema BMW ao centro é uma homenagem aos vários modelos desses 90 anos de motociclismo da BMW.


O acabamento da pintura metálica em preto contrastando com os brilhos metálicos e prateados foram escolhidos para combinar com o caráter da nineT.


O sistema elétrico é projetado para permitir uma vasta gama de customizações.

O sistema elétrico da moto foi configurado para maior flexibilidade técnica, facilitando a instalação de componentes elétricos como faróis e piscas.


Destaques da nova BMW nineT:
- Estilo purista.
- Aparência de construção artesanal.
- Motor boxer de 1.170cc, dois cilindros, refrigeração dupla ar-óleo, 110cv@7.500rpm e 12kgfm@6.000rpm.
- Preparada para customização.
- Quadro modular que permite a retirada do sub quadro e do banco do garupa.
- Suspensão dianteira clássica com bengalas invertidas esportivas e sistema Paralever na traseira.
- Sistema de escapamento do lado esquerdo com ponteira dupla com opções de customização.
- Rodas raiadas com aros e cubos pretos.
- Pinças de freio radiais com quatro cilindros contrapostos, discos flutuantes de 320mm e mangueiras de aço trançado.
- Tampa do suporte do quidon em estilo clássico com logo da BMW.
- Vasta gama de acessórios originais opcionais com padrão de qualidade BMW.















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