Translate

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Yamaha MT-07 2014, a surpreendente bicilíndrica de 690cc.

Por Waldyr Costa



Quando todos esperavam mais um modelo da nova série de motor de três cilindros, como a Yamaha havia prometido, eis que surge uma bicilíndrica, irmã menor da MT-09, com as mesmas características do estilo "darkness", e muitos atributos para por fogo no mercado de médias. 




Uma mudança importante de estratégia da Yamaha que não vai parar por aí, assim está escrito nos livros de história da marca. É que, pelo que eles já haviam prometido, ainda virá, pelo menos, mais um modelo da linha de três cilindros e mais outras derivações.


E, vamos sonhar, quem sabe esse motor não cai na linha XT para equipar a Tenéré, a X motard e a R on-off, aumentando a linha de 660cc para 690cc. Já imaginou o que seria uma nova XT690Z Tenéré? O que estou escrevendo é apenas um sonho de ver a Yamaha, com sua habitual qualidade mecânica e estética, ter uma atitude realmente agressiva, sem ficar correndo atrás das outras marcas e sim determinando tendências. 


Essa nova MT-07 é uma dessas surpresas, assim como foi a MT-09, com seu desempenho "amolado" e seu conceito inovador. Apesar dos motores de três cilindros já serem uma forte tendência no mercado de média cilindrada, o que faz a diferença são as soluções tecnológicas e sua eficácia em atingir seus objetivos.


A intenção da Yamaha ao criar uma nova planta tecnológica para seus produtos é renovar sua linha em dois sentidos. No sentido de ter novos modelos e novos produtos no mercado e também no sentido de ter uma nova arquitetura e engenharia para produzir máquinas mais modernas e eficientes, que tragam o respeito do mercado a um novo patamar em relação à Yamaha.


Bom, vamos às informações do press-release, ou como dizem os nossos patrícios portugueses, ao dossier de imprensa. As imagens utilizadas são todas elas oficiais de divulgação da Yamaha Motor Europe. E o texto é uma adaptação livre ao nosso português por esse que vos escreve.



Desperte a sua escuridão


A MT-07 é um novo tipo de motocicleta que foi criado para dar diversão, preço acessível e trazer o prazer de volta às ruas. E quase tudo nessa versátil e nova moto - desde o grande torque, passando pelo ágil chassis e a incrível economia - faz ela ser irresistível, tanto para os novatos quanto para os pilotos mais experientes.


O totalmente novo motor de 689cc de dois cilindros paralelos se beneficia da tecnologia especial da Yamada chamada "crossplane philosophy", permite desenvolver uma curva de torque muito plana que se reflete nas impressionantes acelerações. E a MT-07 também é equipada com um chassis leve e compacto para dar uma agilidade marcante e facilidade de pilotagem.


Excitante, fácil de pilotar e boa de preço.

Por um preço atraente, a nova MT-07 vai ensinar, com qualidade, a uma nova geração pilotos, o que é realmente o melhor no mundo do motociclismo - e também está apta a relembrar aos mais experientes o que eles estavam perdendo todos esses anos.


Nossos projetistas ficaram focados nas coisas que realmente importam para os motociclistas. Então eles desenvolveram um econômico motor 2-em-linha de 689cc que produz mais prazer por cilindrada graças ao seu torque linear em baixas e médias rotações.


E para absoluto controle e facilidade de pilotagem, essa nova naked acessível vem equipada com um dos mais leves, estreitos e ágeis chassis da categoria.


O novo motor de 2-em-linha de 689cc.

O que dá à MT-07 uma característica tão especial é o seu novo motor de dois cilindros paralelos (em linha) que foi desenvolvido seguindo a filosofia "crossplane" da Yamaha. Com um intervalo diferencial de ignição em 270 graus, é gerada uma forte sensação de aceleração e de grande tração, e o torque linear garante uma performance admirável.


Quadro tubular leve e esguio tipo "backbone".

Para uma fácil manobrabilidade e uma agilidade marcante, a nova MT-07 vem com um leve e estreito quadro de tubos de aço que "agarra" o motor por cima e utiliza-o como parte estrutural para receber as torções geradas pelos esforços dinâmicos. Combinado com um comprimento compacto e um sistema de suspensões suaves, este forte e leve chassis responde de forma muito estável à pilotagem.


Projetada para excelência no prazer da pilotagem.

Esta atraente adição à linha MT foi desenhada para entregar alto nível de empolgação junto à sensação de controle instantâneo. As dimensões do chassis e a distribuição de peso foram cuidadosamente configuradas para maximizar o prazer durante as acelerações e dar ao piloto o sentimento de conexão com a motocicleta.


Performance efetiva com preço atrativo e economia.

Com o novo motor de refrigeração líquida, o leve quadro e um estilo futurista, a MT-07 é uma naked marcante e versátil que é muito bem sucedida em combinar boa performance, ótimo preço e incrível economia - fazendo desta a moto ideal para iniciantes e para aqueles que estão retornando ao mundo do motociclismo.


Desenho musculoso e corpo escultural.

A nova MT-07 é caracterizada pelo desenho musculoso que enfatiza sua construção atlética e cria um sentimento imediato de poder. O tanque estreito acentua a aparência compacta da moto e oferece excelente apoio para os joelhos - enquanto as leves entradas de ar e as capas laterais de alumínio dão à MT esportividade e imagem de polivalência.


Destaques característicos do estilo MT.

Com espelhos angulares, lanterna de LED e desenho musculoso, não há engano de que a MT-07 tem o mesmo gene da tricilíndrica de 850cc MT-09. Outras características familiares incluem as rodas de liga de alumínio com 10 raios, bem como as entradas de ar em forma de Z e o escape baixo.


Principais destaques da MT-07:
- Motor quatro tempos 2-em-linha com 689cc e refrigeração líquida.
- Construção no conceito "crossplane" com defazagem de 270º.
- Torque poderoso e constante desde os mais baixos regimes.
- Incrível economia de combustível.
- Projetada para dar prazer na pilotagem.
- Peso a seco de apenas 164kg.
- Quadro compacto e tubular tipo "backbone".
- Ágil, leve e fácil de manobrar.
- Desenho musculoso e corpo escultural.
- Rodas de liga de alumínio super leve com 10 raios.
- Painel digital com display de LED.
- Discos duplos de 282mm e cáliper de quatro à frente.



Ficha técnica



MOTOR
Refrigeração: líquida
Capacidade: 689cc
Taxa de compressão: 11,5:1
Potência máxima: 74,8cv @ 9.000rpm
Torque máximo: 6,9kgfm @ 6.500rpm
Lubrificação: cárter úmido
Carburação: injeção eletrônica
Embreagem: em banho de óleo
Sistema de ignição: TCI (eletrônico)
Sistema de partida: elétrica
Sistema de transmissão: marchas sequenciais
Transmissão final: corrente


CHASSIS
Quadro: tipo diamante
Suspensão dianteira: telescópica com curso de 130mm
Ângulo de caster: 24º
Comprimento de trail: 90mm
Suspensão traseira: braço oscilante com curso de 130mm
Freio dianteiro: hidráulico com discos duplos de 282mm
Freio traseiro: hidráulico com disco simple de 245mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17 58W tubeless (sem câmera)
Pneu traseiro: 180/55 ZR 17 73W tubeless (sem câmera)


DIMENSÕES
Comprimento total: 2.085mm
Largura total: 745mm
Altura total: 1.090mm
Altura do assento: 805mm
Distância entre-eixos: 1.400mm
Altura livre mínima do solo: 140mm
Peso totalmente abastecida: 179kg e 182kg para a versão com ABS
Capacidade do tanque de combustível: 14 litros
Capacidade de óleo no motor: 3,0 litros








17 comentários:

  1. Cara...Essa é A Moto.
    Espero voltar a pilotar numa dessa.
    Ótima matéria e imagens.
    Reginaldo Vieira

    ResponderExcluir
  2. Que Moto?!
    Já agora: qual a grande diferença para a 09?
    Obrigado, e parabéns pelo texto. Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, Obrigado pelos comentários. A MT-07 custa aproximadamente 70% do preço de uma MT-09. A referência são os preços na Espanha. As motos só estão sendo vendidas na Europa, sendo que começaram a ser comercializadas neste mês de fevereiro de 2014. Em Madrid você pode comprar a MT-09 por € 7.899,00 e a MT-07 por € 5.599,00. Não ha previsão do início da comercialização das motos no Brasil até a presente data (17/02/2014). Abraço.

      Excluir
  3. pena que não vem logo para o brasil, com certeza eu iria adquirir uma, mas é assim mesmo, tudo no brasil tem que ser por ultimo tem que ser depois....

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua matéria, com certeza a MT07 cairia muito bem no gosto nosso aqui no Brasil, pena que a Yamaha não faz lançamentos mundial, aliás, A marca gosta de 'testar" nossa paciência, traz produtos que estão em fase final no exterior e quando caí no consumo interno nosso, a mesma retira sem maiores explicações.
    Eu ia com certeza me informar melhor sobre essa bela moto e possivelmente faria a aquisição...
    Abraços,
    SERRA CORREIA

    ResponderExcluir
  5. MT-07 não obrigado: depósito pequeno (14L) e pneu traseiro (180) demasiado caro

    ResponderExcluir
  6. A melhor matéria que li até hoje sobre a MT 07. Parabéns.
    Para termos uma idéia do preço que seria praticado no Brasil, vocês poderiam comparar os preços em Euros da MT 07 com a NC 700X e a CB 500N, considerando todos com ABS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sadam, obrigado pelos elogios. Comparar preço de Honda com Yamaha não é uma boa porque elas têm políticas de preços diferentes. Então vamos comparar os preços com a própria Yamaha, considerando modelos comuns na Europa e Brasil. A MT-07 está custando € 5.599,00 (com os impostos inclusos, na Espanha), a nossa XJ-6R (Diversion F na Europa) custa € 7.299,00, a XT660R € 6.749,00, e a XT660Z Ténéré € 7.699,00. O fator de conversão desses valores variam de 3,9 a 4,1. Mas há modelos em que esse fator é absurdamente alto, como na XJ6 SP € 6.149,00, que chega a 4,8. Então podemos dizer que o preço da MT-07 no Brasil seria algo entre R$ 21.840,00 e R$ 27.000,00, sendo mais provável que o preço ficasse em torno de R$ 23.000,00. Aproximadamente o preço da CB500 nas concessionárias. Ótimo, não? Mas lembre-se que é só uma referência.

      Excluir
    2. Onde está digitado XJ-6R, considere XJ6-F.

      Excluir
  7. Muito boa sua matéria. Diria que de excelência. Pena que demora vir para o Brasil. Somos os últimos a recebermos os produtos, quando recebemos, e pagamos os preços mais caros. E poucos sabem que não são apenas impostos. As montadoras cobram elevado ágio pelos seus produtos aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexsandre,

      Antes de mais nada, desculpe pela exagerada demora em responder. Muito obrigado pela participação e elogios. O que você afirmou é bem verdade, mas segue em lenta melhoria. Evolução leva tempo quando o mercado consumidor não está no melhor nível. Procuramos fazer a nossa parte informando e divulgando.

      Boas aceleradas.

      Excluir
  8. Se vier com bom preço pode ser uma boa pedida, mas entre ela e uma xj6 n qual seria a melhor escolha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jtaday,

      Isso é relativo e depende mais de você do que da qualidade dos produtos. Comparar uma 4 cilindos com um bicilíndrica é até covardia, e antes de saber do preço final é mais difícil para você analisar. Pense no que é mais importante: agilidade, economia, conforto, desempenho, esportividade, viagens, uso urbano, etc. Se você vai usar a moto 90% na cidade, talvez a MT-07 leve vantagem e o contrário se for uso rodoviário. Mas sem ter o preço não há como imaginar o custo-benefício da MT-07 no mercado brasileiro.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Ana, seu comentário foi acidentalmente ocultado, mas aqui vai a sua pergunta:

      "Boa tarde gostaria de saber qual o consumo dos 0 aos 100? Obrigado Cumprimentos"

      Não entendi, mas deve ser o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h. É isso?

      Pode-se obter cerca de 3,5s para fazer de 0 a 100km/h, que é uma excelente marca. Porém cada pessoa que tentar fazer isso vai obter um resultado diferente devido a uma infindável lista de fatores.

      Excluir

ATENÇÃO: seu comentário passará pelo moderador antes de ser publicado, então não será publicado imediatamente. Procure escrever em bom Português e não utilize linguagem ofensiva. Se comentar como anônimo, informe seu nome. Comentários desrespeitosos, ofensivos e com linguagem imprópria serão excluídos.