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segunda-feira, 26 de maio de 2014

Brammo Empulse 2014: atualização e chegada na Europa e Ásia.

Por Waldyr Costa
Imagens divulgação

Motos Brammo alcança Europa e Ásia em 2014.
A Brammo apresenta a linha Empulse 2014 - que, segundo ela, é a mais rápida motocicleta elétrica de produção em massa atualmente.



Nascida nas pistas, a moto evoluiu para uso urbano e é uma das referências atualmente neste mercado "elétrico".

A moto Empulse começou como um protótipo de competição que evoluiu rapidamente e conquistou vários campeonatos nos EUA durante o ano de 2013. O modelo também ganhou algumas premiações pela sua vanguarda tecnolócica e soluções de engenharia. Ela é a única moto de propulsão elétrica a contar com refrigeração líquida, câmbio de 6 marchas e carregador rápido integrado. A Empulse é a líder do mercado nesta categoria.

A edição de 2014 foi revisada, mantém a boa autonomia e a velocidade final lá perto dos 180km/h.

Com velocidade máxima de 177km/h e um carregador de 3.000W a Brammo detém a coroa de recarga mais rápida de bateria, além de ser a mais rápida moto elétrica de série. A Empulse incorpora muitas componentes novos e melhorados, tornando-a uma exponencial tecnológica em uso de energia. Ela beneficia da redução de mais de 4,5kg em seu peso total, resultando em melhor performance, manobrabilidade e autonomia.

O uso de câmbio não é comum nas motos elétricas. No caso da Brammo, ela multiplica a versatilidade do motor.

Com o inovador câmbio integrado de 6 velocidades, a Empulse é capaz de transformar os 9kgfm de torque em 88kgfm na roda traseira (em primeira marcha). Isto é o suficiente para deixar para trás qualquer moto elétrica de tração direta - sem câmbio, a maioria das elétricas é assim. O desempenho da Empulse é comparável ao das motos bicilíndricas de 650cc movidas a gasolina.

O painel informa a autonomia, que pode chegar a mais de 200km com uma única carga. O custo por km é baixíssimo.

Claro que performance não é tudo, então a Empulse oferece uma autonomia equivalente a mais de 185km/l, comparado com o consumo de uma moto a gasolina. Isto faz dela uma das motos com menor custo por quilômetro no mundo - menor valor de reabastecimento/recarga.

Aqui estão sendo instaladas as baterias no quadro nas Empulse. O controle de qualidade é rigoroso.

RECARGA - A Empulse ainda é a única moto a oferecer um carregador integrado com capacidade de 3kW. O modelo 2014 é compatível com qualquer tomada elétrica comum sem necessidade de adaptação. A capacidade de recarga é de menos de 2h para elevar a carga de 20% para 80% nos postos públicos dos EUA. Ela também pode passar a noite ligada à tomada doméstica da sua casa com o adaptador que a acompanha - o adaptador varia de acordo com o mercado: EUA, Europa, Asia etc.

Os suportes das baterias recebem novo tratamento niquelado para ficarem mais resistentes à corrosão.

SUPORTE DAS BATERIAS - Agora com acabamento niquelado e novo desenho, os suportes que sustentam as baterias Brammo Power 15/90 estão mais modernos e com visual mais compatível com o visual tecnológico da moto.

Painel completo inclui o desejado conta-giros de ponteiro, além de ter design leve e de fácil leitura.

PAINEL - Com um novo mostrador de LCD com revestimento à prova d'água, o display se destaca com uma maior variedade de informações, como nível de carga da bateria, estado da recarga, velocímetro, tacômetro (conta-giros) de ponteiro, odômetro (km), consumo de energia, indicador de marcha, autonomia estimada e status do sistema.

O cockpit está otimizado com o uso de guidom fatbar, painel LCD completo e leveza na manobrabilidade.

GUIDOM - Para o modelo 2014 a Brammo trocou o guidom da Empulse R por um tipo "fat bar", feito em alumínio temperado, especificamente para este modelo pela italiana Accossato. Este guidom permite melhor controle e posição de pilotagem.

A Continental assegura qualidade e tecnologia aos pneus SportAttack II.

PNEUS - A Continental passou a ser o novo fornecedor de pneus da Brammo em 2014. O modelo SportAttack 2 equipa as Empulso. A escolha deste pneu foi devido a ele ser conhecido como o melhor pneu esporte de uso geral, além de ter a mundialmente reconhecida qualidade da Continental. Este pneu usa um composto único. Porém, durante sua aplicação à banda de rodagem, ele é aquecido com diferentes temperaturas entre a borda e o centro, dando maior maciez ou dureza a cada área do pneu, fazendo ele ter um comportamento equivalente a um pneu que usa vários compostos de borracha na rodagem. Este tratamento faz ele ter uma transição imperceptível do centro mais duro e resistente para as bordas mais macias e aderentes, passando total confiança para o piloto. Também permite um desgaste mais uniforme e suave, sem marcas de uso como ocorre nos pneus de duplo ou triplo composto.

Das cores disponíveis, a Maillot June Yellow é a mais vibrante.

CORES - São duas novas cores no catálogo, que se juntam às tradicionais vermelho e preto. As cores agora são o amarelo Maillot Jaune Yellow, o prata Neodymium Silver Metallic, o vermelho True Blood Red e o preto Eclipsed Black. Este amarelo faz referência às cores da camisa que o líder da corrida de ciclismo Tour de France tem direito a usar em cada etapa da competição e foi uma sugestão de um engenheiro francês da Brammo. Já o Neodimium é um elemento prateado que é usado em ligas magnéticas para produzir ímãs de alta intensidade.

A marca foi redesenhada para atrair mais a atenção e criar identificação da tecnologia elétrica com a Bremmo.

MARCA - Na parte inferior do painel de proteção do motor está a marca da Brammo com um novo grafismo, facilitando a identificação para aqueles que ainda não estão familiarizados com a marca de motos elétricas.

A produção vem crescendo para atender ao novo mundo motociclístico movido a eletricidade.

DISPONIBILIDADE - Durante o decorrer do ano de 2014 as Brammo Empulse e Empulse R estarão disponíveis nos Estados Unidos, Canadá, toda a Europa e Ásia.

Fabricando itens vitais na parte elétrica e contando com excelentes fornecedores europeus,  a Brammo faz motos top.

LIDERANÇA - A Brammo está instalada numa área de 9.290 metros quadrados, na maior planta industrial de um fabricante de moto elétrica no mundo. Ela fica localizada no estado de Oregon, nos Estados Unidos, e lá mesmo são fabricadas as baterias e as motos modelo Empulse 2014.

Os preços ainda são altos, mas vêm sendo reduzidos gradativamente conforme a produção vai aumentando. 

PREÇOS - Os valores sugeridos para venda nos EUA são US$ 18.990 para a Empulse R, US$ 16.995 para a Empulse e US$ 10.995 para o Enertia Plus. Já na Europa os valores sugeridos, com VAT incluso, são os seguintes: € 17.640 Empulse R, € 15.240 Empulse e € 10.800 Enertia Plus. O Brasil ainda não tem importação ou representação exclusiva, mas a marca garante estar negociando representações nos principais mercados.

Muita evolução em pouco tempo: premiações de design e tecnologia, vitórias diversas em competições Moto-E.

GARANTIA - As motos têm garantia de 2 anos sem limite de quilometragem. As novas baterias da Brammo Empulse vêm com garantia limitada de 5 anos (lembre dos 90 dias oferecidos por muitos dos fabricantes de baterias de motos no Brasil) ou 50.000 milhas (equivalente a 80.000km), o que ocorrer primeiro.

Detalhe de componentes do sistema elétrico e alguns outros itens melhorados para o modelo 2014 das Empulse.

ESPECIFICAÇÕES

Motor
Tipo: Magneto permanente de corrente alternada (PMAC) nas Empulse e com Parker GVM IPM nas Empulse R
Controlador: Sevcon Gen 4, Size 6 (650A peak)
Potência máxima: 54cv @ 6,000 rpm (40kW) nas Empulse e 54cv @ 4,500 rpm nas Empulse R
Torque máximo: 6,3kgfm nas Empulse e 9,0kgfm nas Empulse R
Transmissão final: por corrente 520 selada, peão/coroa 14/48 dentes
Câmbio: IET™ 6 velocidades de múltiplos discos com acionamento hidráulico

Bateria com carregador de alta capacidade. São mais de 10.000W de potência.

Bateria
Tipo de acumulador: Brammo Power™ BPM15/90 Lithium-Ion (NCM Chemistry)
Capacidade: 9,31kWh (nominal), 10,2 kWh (max)
Voltagem: 103,6V (nominal), 117,6 Vdc (max)
Recarga: 2,0 horas no modo típico nível II, de 20% para 80% - SOC
3,5 horas no modo típico nível II, de 0% para 100% - SOC
8,0 horas no modo típico nível I, de 0% para 100% - SOC
Durabilidade: 1.500 recargas (aprox.160.000km) até 80% da carga inicial

Desempenho e autonomia juntos. Hoje ela se equipara a uma bilicíndricas de 650cc.

Desempenho
Velocidade máxima: 177km/h
Autonomia: 206km na cidade, 93km na estrada e 129 em uso misto (modo SAE)
Sistema regenerativo: sob desaceleração, a energia retorna à bateria
Gravação de dados: Brammo DDC™ (Dynamic Data Collection) grava os parâmetros-chave a 1Hz (1 amostra/segundo) para análise e manutenção da moto

A expedição faz a última checagem na moto antes dela sair da fábrica. 

Componentes
Quadro: Brammo E-Beam Aluminum, fabricado pela Accossato na Itália
Sub-quadro: tubos de aço soldados, fabricado pela Accossato na Itália
Balança: tubos de aço soldados, fabricado pela Accossato na Itália
Suspensão dianteira: garfos telescópicos Marzocchi totalmente ajustáveis de ø43mm na Empulse R e semi-ajustáveis na Empulse
Suspensão traseira: amortecedor Sachs totalmente ajustável na Empulse R e semi-ajustável na Empulse
Freio dianteiro: sistema Brembo com discos duplos flutuantes de 310mm e pinças de 4 pistões montadas radialmente
Freio traseiro: sistema Brembo com disco simples e pinça de dois pistões
Rodas: dianteira 17 x 3,5 polegadas e traseira 17 x 5,5 polegadas
Pneus: dianteiro 120/70 ZR17 58W e traseiro 180/55 ZR17 73W Continental SportAttack2
Painel: display LCD com velocímetro, tacômetro, odômetro, posição da marcha, consumo de energia, nível da bateria, autonomia e condição do sistema

Linha de produção e montagem em Oregon/EUA.

Dimensões
Peso/massa: total 213kg
Assento: a 80cm do solo
Largura total: 80,77cm (entre os pesos do guidom)
Altura total: 108,2cm (sem os retrovisores)
Comprimento total: 206,5cm
Vão livre do solo: 18,54cm
Rake/Trail: 24° / 3.8"
Entre-eixos: 147,32cm
Dispositivos de carga: malas rígidas laterais opcionais Brammo (feitas pela GIVI)
Capacidade de carga: 167kg / 380kg total combinado (moto + piloto + carga)

Garantia de 5 anos ou 50.000km para as baterias, que são fabricadas pela própria Bremmo, é um dos grandes apelos.

Garantia: Dois anos para a moto e cinco anos para a bateria (limitado a 50.000km)

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Vinícius, obrigado pela participação. Não tenho conhecimento de algum representante no Brasil. Qualquer produto pode ser importado, cabe a você calcular se vale a pena. Faça um orçamento com uma importadora que tenha experiência em trazer motos. Já fiz isso uma vez e os encargos são em cascata, além do frete pesar um bocado no valor e também ser taxado. É isso mesmo, o frete é taxado como se fosse parte integrante da moto. Ela precisará vir em um container, então a vantagem de fazer com uma empresa especializada com isso é que ela pode partilhar um container com vários itens e com isso o custo final fica mais em conta, porém o prazo é demasiado longo, pois você vai ter que esperar completar o frete do container. Se você optar por um container sozinho, o custo do frete pode inviabilizar a importação financeiramente, pois o custo benefício não compensará. Entre em contato com o fabricante para saber se estão negociando com algum representante no Brasil ou eles te indicarem a melhor opção de compra. Dê preferência ao idioma inglês, pois eles são dos EUA:

      http://www.brammo.com/

      Brammo Inc
      300 West Valley View Rd.
      Talent, Oregon 97540
      United States

      Telephone: (541) 482-9555
      Fax: (541) 535-3916

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  2. Boa noite. Sou o Carlos vi o em portugal e adquiri uma Brammo Empulse R é brutal... Gostaria de adquirir uma mala traseira com adaptador da givi mas nao encontro se me conseguirem ajudar o meu numero é o +351916425502.
    Carlos Manuel Costa

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    Respostas
    1. Olá Carlos, desculpe-me a demora.
      Você pode tentar se informar com o representante/loja da Givi em Portugal - me parece que a Santogal é a única revenda oficial em terras portuguesas (www.santogal.pt) ou talvez com o revendedor da Brammo você consiga mais informações. Como a Empulse é uma moto de pequena produção, pode ser que não exista um suporte específico para ela, mas pode ser viável fazer uma adaptação a partir de um modelo existente. Boa sorte.

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