Translate

Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Honda Brasil: edições especiais das Titan, CB300R e Falcon 2014.

Por Waldyr Costa
Imagens divulgação.

CG 150 Titan EX BR 2014, com as cores da bandeira nacional, entra no embalo da copa mundial de futebol este ano.

No período entre abril e maio deste ano, a Moto Honda da Amazônia já lançou três versões especiais de alguns de seus modelos. Estas edições diferenciadas ocorrem geralmente quando há um lançamento, uma comemoração ou quando as vendas estão descendo a ladeira. Depois da série especial do Salão Duas Rodas de 2013, quando foram lançadas as Flex One, que "comemoravam" o empenho em prol da sustentabilidade, 2014 continuou com este tipo de lançamento, que apenas difere dos modelos "normais" pela pintura e nada mais, com os modelos NX400i Falcon Special Edition, CB300R edição limitada Repsol e a CG 150 Titan EX BR com as cores da bandeira do Brasil.


Serão 1.800 Titan 150cc com esta pintura e o mesmo acabamento do modelo top CG 150 EX.

A CG 150 Titan EX BR é o mais recente lançamento das "especiais" da Honda para 2014. Segundo a Honda ela "celebra o orgulho de ser brasileira". Claro que esta versão é pra pegar o embalo da copa mundial de futebol que será realizada no Brasil, cuja entidade máxima mundial é simplesmente dona de tudo o que envolve este evento. Não se pode nem mencionar o nome oficial da competição sem autorização, melhor dizendo, sem pagar à tal federação uma verba. 

As cores sugerem, sem dizer explicitamente a que se refere esta edição especial. Serão feitas menos de 2.000 unidades.

Como a Honda não poderia lançar uma edição especial do tal torneio sem pagar uma fortuna, a saída é dar outro nome. O resto está implícito. Não há nenhum diferencial, melhoria ou atualização, além da pintura, em relação ao modelo normal de produção CG 150 Titan EX. Ela já está na maioria das lojas e sai pela bagatela de R$ 8.000,00 - preço base SP.

CB 300R Special Edition Repsol 2014.

A Honda CB300R ganhou esta pintura especial comemorativa pelo título mundial de MotoGP em 2013 com a equipe HRC/Repsol que tem Marc Marques como piloto campeão. 

A Honda/Repsol foi campeã mundial de MotoGP 2013 e a CB300R ganhou uma edição com as cores do time.

Esta edição especial está chegando nas lojas nesta segunda metade de maio e tem preço sugerido pouco acima dos R$ 12.000,00.

Detalhes da pintura especial do Team Honda na CB300R 2014.

Assim como os outros modelos, esta CB300R Special Edition Repsol não tem melhorias técnicas ou modificações em relação ao modelo normal de produção. Certamente agradará àqueles que gostam de ter uma pintura diferenciada.

Não foi informada a quantidade de unidades que receberá esta pintura especial.

A Honda não informou quantas unidades serão fabricadas com esta pintura e nem por quanto tempo ela estará disponível. O excepcional desempenho de Marc Marques está fazendo uma ótima propaganda para a Honda internacionalmente e ela não vai desperdiçar este marketing "pronto". Além de ser um afago nos admiradores da marca ter opção também nas pequenas da pintura que equipa outros modelos esportivos top da marca.

Por pouco mais de R$ 12.000,00 o admirador pode levá-la para casa.
Para quem gosta de "guardar" ou colecionar as edições especiais, a Honda tem 4 edições para os modelos 2014, se contarmos com as Flex One 2014 lançadas no Salão Duas Rodas 2013.

No mês de abril de 2014 a Falcon foi a primeira edição especial em 2014.

Durante o 2º Nordeste Motor Show, realizado em abril deste ano no Recife, a NX 400i Falcon Special Edition se exibiu para o público no stand da Honda, juntamente com a estreante CB500X e todas as outras novidades da marca para 2014.

Esta versão especial ganhou as cores do HRC, departamento de competições da Honda.

A Falcon foi criada a partir da excelente off-road XR400 da Honda, cujo motor tinha 38cv e muito torque. O motor perdeu 10cv, cerca de 26% da sua potência, para equipar a NX400 Falcon "de rua" em 1999.

O grafismo foi inspirado na saudosa XRV 750 Africa Twin, que era derivada da NXR 750 campeã do Dakar.

Hoje a moto ainda é praticamente a mesma. Ganhou injeção eletrônica e uns plásticos de carenagem novos para voltarem ao mercado nacional. Mecanicamente a continua é a mesma de 1999. 

O conceito Racing Spirit aplicado pela Honda não combina com o comportamento pacato da Falcon.

Ela nunca parou de ser fabricada, apenas deixou de ser vendida no mercado interno. Ela é vendida no mercado externo pela metade do preço daqui, embora a fabricação seja 100% "Made in Brazil". Seu preço exagerado tem causado comentários negativos na web. O preço praticado nas concessionárias Honda tem sido acima dos R$ 20.000,00.

Um comentário:

ATENÇÃO: seu comentário passará pelo moderador antes de ser publicado, então não será publicado imediatamente. Procure escrever em bom Português e não utilize linguagem ofensiva. Se comentar como anônimo, informe seu nome. Comentários desrespeitosos, ofensivos e com linguagem imprópria serão excluídos.