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terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

BMW F 800 GS Adventure 2017: atualização chega ao Brasil

Por Waldyr Costa
Imagens divulgação

Nacionalizada, a F800GS Adventure 2017 chega por R$ 51 mil.

A BMW traz ao Brasil a versão Adventure da F800GS, que conta com tanque maior - são 24 litros - suspensão mais alta e outros detalhes que a diferenciam da versão básica. As modificações para o modelo 2017 foram poucas e apenas marcam a atualização necessária para enquadrá-la às novas normas antipoluição EU4, que entraram em vigor em 01/01/2017. Quase todas as marcas e modelos precisam passar por isso, já que a maioria das motos fabricadas até 2016 não atendem às novas normas européias e muitas delas só serão atualizadas em 2018, pois será permitida a venda dos estoques de 2016. 

Há uma edição especial chamada Rally (em destaque), mas a BMW não informou se teremos esta opção no Brasil.
Ao lado dela, as irmãs F800GS e F700GS.

A faixa de preço também é top: R$ 51 mil. Um acréscimo de R$ 5 mil sobre a versão F800GS (standard) e R$ 11 mil sobre a F700GS (apesar do nome diferente ela é a versão de entrada da série F800, porém sem aptidão para o offroad). As outras duas da família são a F800R, versão naked, também vendida no Brasil, e a touring F800GT, que nunca foi vendida por aqui.

A principal diferença que a Adventure carrega é o tanque de combustível com capacidade para 24 litros.

A F800GS Adventure é a mais cara da linha F800/700, superando também o preço das R e GT. Apesar disso, a BMW dispõe de pacotes para incrementar ainda mais a já poderosa adventure. Se esta moto está na sua mira, vale a pena consultar uma concessionária da marca para saber com antecedência os opcionais que gostaria de incluir nela, pois, dependendo disso, o preço final pode superar o de concorrentes de outras marcas com maior motorização e configuração superior.

Visualmente, três alterações: refletor na bengala, emblema galvanizado na carenagem e ponteira com nova saída.


Destaques das atualizações 2017:

Ajuste para atender à norma EU4 (jan/2017).
Novo desenho do silenciador/ponteira de série.
Nova ponteira opcional: Akrapovič HP sports.
Novo acelerador eletrônico (ride-by-wire) com melhor controle e resposta.
Dois modos de pilotagem de série: Rain e Road.
Dois modos de pilotagem opcionais: Enduro e Enduro Pro.
Painel de instrumentos com novo display de melhor leitura.
Novas informações no painel: modos de pilotagem e luz de alerta para emissão fora da norma.
Pintura com conceito mais dinâmico.
Refletores laterais no protetor do tubo do garfo dianteiro.
Nova guarnição do radiador galvanizada.
Emblema BMW F800 GS gravado em chapa galvanizada na carenagem do radiador.

As alterações são mínimas, foi mais o caso de enquadrar a moto às normas EU4 em vigor desde jan/2017.


Vejam o que diz o press release (nota para imprensa) oficial da BMW do Brasil para esta atualização:


BMW F 800 GS Adventure: personalidade autêntica com funcionalidades potencializadas


Consagrada mundialmente entre as motocicletas com alta capacidade off-road e que a tornaram uma referência no segmento de bigtrails, a BMW F 800 GS Adventure acaba de ganhar melhorias técnicas e visuais no modelo 2017, que chega esta semana às concessionárias autorizadas da BMW Motorrad Brasil, com preço sugerido de R$ 50.900.

Nesta imagem você pode ver que alguns opcionais estão instalados, como os piscas (sinalizadores) e os faróis auxiliares.

"A BMW F 800 GS Adventure é uma referência no segmento de bigtrails e as recentes atualizações levam o modelo para um status ainda mais elevado entre as motocicletas com habilidades off-road. Ela é um verdadeiro exemplo do espírito da BMW Motorrad", explica Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

A edição especial Rally, se ficar disponível, será por um valor superior. Note os pneus totalmente off-road.

Entre os principais aperfeiçoamentos de design incorporados à motocicleta destacam-se o novo escapamento, em aço inox, de visual mais moderno; as carenagens laterais que agregam o famoso logotipo da BMW e a inscrição "GS", em novo grafismo; além dos refletores retangulares, na cor âmbar, instalados na extremidade do garfo dianteiro que proporcionam maior segurança em situações de baixa luminosidade, aumentando a segurança do piloto. A tampa do compartimento da bateria também exibe novo desenho, marcado pela presença de vincos salientes nas laterais. O painel de instrumentos, por sua vez, conta com novos layout e grafismos nos mostradores analógico e digital.

Novo emblema metálico.

No aspecto tecnológico, a BMW F 800 GS Adventure passa a oferecer, de série, os modos de condução Rain & Road, cuja função é gerenciar as respostas de aceleração e frenagem, juntamente com os sistemas ABS e o controle automático de estabilidade (ASC), o qual se ajusta de acordo com o tipo de piso – seco ou molhado. O resultado é uma dirigibilidade ainda mais precisa e aprimorada. A lista de novidades inclui ainda o acelerador Ride-by-Wire, capaz de proporcionar mais agilidade e conforto na condução e eficiência em termos de consumo e emissões.

Acelerador eletrônico Ride-by-wire e o seletor dos modos de pilotagem que fica na manopla direita.

Assim como a BMW F 800 GS, o modelo Adventure é equipada com um motor bicilíndrico, movido a gasolina, de quatro tempos e oito válvulas, e 798 cc. Este bloco, de refrigeração líquida e apto a entregar 85 cv de potência (a 7.500 rpm), tem torque máximo de 83 Nm, a partir de 5.750 rpm, e está conectado a um câmbio de seis marchas. O tanque tem capacidade para 24 litros de combustível.

Não pense que a carenagem do radiador esconde o tanque, ele está em baixo do assento. 

Além dos itens de série já citados, a lista disponibiliza ainda amortecedor traseiro com ajustes de retorno e pré-carga, regulagem dos manetes de freio e embreagem, freio dianteiro com disco duplo, imobilizador eletrônico, lanterna traseira em LED, parabrisa alto, protetores de cárter, motor e mãos, rodas raiadas, suportes para top case e malas laterais, tomada de 12V e transmissão por corrente.

Detalhe da nova tampa na saída do silenciador.

Já o pacote Premium acrescenta ainda as luzes adicionais, modos de pilotagem Pro (adicionando o modo Enduro e Enduro Pro), ajuste eletrônico de suspensão (ESA), manoplas com aquecimento, computador de bordo, luzes indicadoras de direção em LED, cavalete central e controle automático de estabilidade (ASC).

Painel com duas inclusões: status do modo de pilotagem e luz de advertência.
O display digital também mudou para melhorar a leitura.

O cockpit é praticamente o mesmo da versão 2016. 

Detalhes dos comandos na manopla esquerda, onde se encontra o interruptor do ABS.

Visão frontal, equipada com o pacote Premium.

Pacote Premuim, vista traseira.

Um comentário:

  1. Sinceramente, gostaria de saber qual é a estratégia da BMW no Brasil. Uma 300cc (bi) que custa 25mil e uma F800GS a partir de 51mil me expliquem a lógica, por favor?

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